Apoie Israel Contra o Terrorismo do Hamas

Para: Deputados e grupos políticos do Parlamento Europeu

francisco.assis@europarl.europa.eu, carlos.coelho@europarl.europa.eu,
joseinacio.faria@europarl.europa.eu,josemanuel.fernandes@europarl.europa.eu,
elisa.ferreira@europarl.europa.eu, joao.ferreira@europarl.europa.eu,
anamaria.gomes@europarl.europa.eu, antonio.marinhoepinto@europarl.europa.eu,
marisa.matias@europarl.europa.eu,nuno.melo@europarl.europa.eu,
claudia.monteirodeaguiar@europarl.europa.eu, paulo.rangel@europarl.europa.eu,
sofia.ribeiro@ep.europa.eu, liliana.rodrigues@europarl.europa.eu,
mariajoao.rodrigues@europarl.europa.eu,fernando.ruas@europarl.europa.eu,
ricardo.serraosantos@europarl.europa.eu, pedro.silvapereira@europarl.europa.eu,
miguel.viegas@europarl.europa.eu, carlos.zorrinho@europarl.europa.eu,
ines.zuber@europarl.europa.eu

Assunto: Apoie Israel Contra o Terrorismo do Hamas

 

Caro Deputado/a do Parlamento Europeu,

Tenho estado a seguir os eventos que decorrem em Israel na Faixa de Gaza juntamente com outros cidadãos da União Europeia (UE) preocupados com a situação. Israel está a combater uma guerra para neutralizar a longo prazo as infraestruturas e armamentos terroristas do Hamas, e estamos a par de que o Parlamento Europeu está a trabalhar numa resolução versando este assunto.

O Hamas é designado pela União Europeia como uma organização terrorista. Tem cometido – e está a cometer – múltiplos crimes de guerra ao operar a partir de áreas civis com combatentes disfarçados de civis e usando civis como escudos humanos. O Hamas disparou mais de 12.000 rockets contra cidades israelitas desde 2005 e é responsável por dezenas de outros ataques terroristas que tinham por alvo civis em Israel. Israel tem não só o direito como a obrigação de usar todos os meios ao seu dispor para proteger os seus cidadãos do terrorismo. Estivesse isto a acontecer em qualquer lugar da UE, e nós esperaríamos as mesmas acções da parte dos estados membro e apoio total dos países que são amigos e parceiros da UE.

Israel saiu da Faixa de Gaza em 2005, num gesto ousado e afirmativo na direcção da paz. O país retirou dos seus lares mais de 8.000 cidadãos e removeu toda a sua presença militar. Abandonou também todos os controlos fronteiriços de Gaza, com excepção da fronteira israelita. Este acto foi louvado pela União Europeia, que afirmou o seu compromisso para com a segurança de Israel. Apesar disso, Gaza ficou sob controlo do Hamas e – em vez de se tornar no princípio de um estado palestiniano próspero e soberano – tornou-se um pequeno estado terrorista, uma plataforma de lançamento de mísseis que espalha o terror à sua volta.

Agora é o momento de reafirmar o compromisso da UE com um Israel seguro e livre de ameaças. O Parlamento Europeu tem de enviar uma mensagem clara de que se coloca firmemente ao lado de Israel no desmantelamento das capacidades terroristas do Hamas na Faixa de Gaza. O Parlamento Europeu tem de encorajar os estados membros da UE a providenciarem a Israel  apoio político, logístico e humanitário nestes tempos de guerra. Algo menos do que apoio total na eliminação da ameaça terrorista em Gaza irá sinalizar que a União Europeia não está interessada na paz baseada numa solução de dois estados com troca de territórios por paz, mas apenas numa troca de territórios por terror e conflito permanente.

Qualquer pressão do Parlamento Europeu para que Israel reduza a operação militar actual em direcção a uma simples suspensão temporária do terror do Hamas não é aceitável politicamente nem moralmente. Nunca seria aceitável para nenhum país da UE e não é aceitável em Israel. Qualquer civil em qualquer parte do mundo tem o direito fundamental a viver livre de ameaças à sua vida e segurança, especialmente de ameaças baseadas na sua nacionalidade, etnia ou religião.

Enquanto cidadãos da União Europeia que amam a paz, exigimos nada menos da União Europeia do que apoio total a Israel na sua luta contra o terrorismo do Hamas e estamos seguros de que irá proceder da forma adequada nesse sentido.

Com os melhores cumprimentos,

Leave a Reply

